Geleias para começar a semana

A cozinha é um ambiente para relaxar e apreciar a culinária, confira 3 receitas de geleia para fazer nesse momento relaxante.

toa-heftiba-106426

Geleia de Cereja e Vinho

300 gramas de cerejas congeladas ou frescas
300 gramas de frutas vermelhas
1 xícara + 1/3 de xícara de açúcar
1 xícara de rum
1 xícara de vinho tinto
6 cravos
1/2 colher de chá de canela em pó ou 2 ramas de canela
1/2 colher de chá de noz moscada ralada na hora

Modo de Preparo

Junte todos os ingredientes em uma panela grande e leve ao fogo médio até que o líquido se reduza e fique no ponto de geleia. Não amasse as frutas pois a graça dessa geleia é justamente mantê-las em pedaços.

DICA: Você pode substituir os 300g de cerejas por apenas frutas vermelhas, totalizando 600g. Ou mesmo fazer uma geleia com apenas uma fruta, como o morango ou outra de sua preferência; D

Geleia Caseira de Pimenta

100g de pimenta dedo de moça
1 ½ xícara de chá de água
2 ½ xícaras de chá de açúcar Sumo de 2 laranjas
1 pitada de sal
6 unidades de maçã sem casca (pode ser substituído por 20 unidades de morangos)
1 limão (polpa)

Pique as maçãs (ou morangos) e a pimenta. Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo por 20 minutos, mexendo sempre. Adicione em um recipiente de vidro previamente esterilizado.

Obs.: Pode retirar as sementes da pimenta se quiser!

Geléia de Laranjas e Limões Galego
1,5 kg laranjas
450 gramas limões
1 kg açúcar cristal
300 gramas água
15 gramas pectina
50 gramas de açúcar
6 cardamomos inteiros

Modo de preparo

Lave as laranjas e os limões e seque-os bem. Com uma faca bem afiada, corte as frutas em fatias bem finas e reserve tudo, inclusive o suco que for pingando, numa vasilha grande.
Numa panela, ferva o açúcar cristal com a água até o açúcar dissolver totalmente. Entorne esse xarope fervendo nas laranjas e limões fatiados. Mexa delicadamente com uma colher de pau para envolver bem as frutas com o xarope e deixe repousar por no mínimo 12 horas, coberto com um pano.
Após as 12 horas (no mínimo), ponha uma parte das laranjas e limões e qualquer suco que tiver acumulado na vasilha, no copo do processador.
Triture rapidamente usando o botão do pulse. Retire do copo do processador e ponha numa panela grande. Repita a operação até triturar todas as laranjas e limões. É importante fazer isso em várias etapas para termos o controle sobre o tamanho dos pedaços. Muito cuidado para não processar demais: queremos manter pedaços de frutas. Quando estiver tudo picado, leve a panela ao fogo médio e ferva. Quando estiver fervendo, junte a pectina, o açúcar e os cardamomos. Cozinhe a geleia até ela reduzir em 1/3 ou até ficar da consistência de sua preferência.
Fonte: www.receiteria.com.br

Compartilhe Facebook Twitter Piterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *